dacozinha

receitas que a gente testou e aprovou

inhame na manteiga

Sexta feira: inhame na manteiga

Sexta feira é dia de correria por aqui, um vai e vem danado, tudo pra colocar a feira no ar, como dizemos. É hora de rodar a horta, passar em cada canteiro anotando as quantidades das verduras disponíveis, tentando inclusive imaginar o que ainda vai crescer nos próximos dois, três dias, ligar para os outros produtores… geralmente é também o dia que moemos o fubá no moinho de pedra.

Além disso tudo temos a colheita e a preparação para o mercado grano.

Enfim, é dia de simplificar na cozinha. Este inhame não dá nem pra dizer que tem uma receita, é mais um segredo, que aprendi essa semana com a Lucia, uma mineira do norte de minas que me contou que na sua terra eles o preparam assim. Não sei o efeito que vai fazer em vocês, mas eu amei, como disse uma minha amiga: inhame e manteiga juntos não tinha como eu não me apaixonar. É verdade, são das minhas combinações preferidas.

Os ingredientes são somente inhame, ghee ou manteiga e sal. Acho que já deu pra ver que o ghee é onipresente aqui em casa né? Pois é, a gente gosta muito dele pra cozinhar, em tempos que os óleos vegetais são de escassa qualidade (e muitas vezes transgênicos como aqueles de milho e soja) e temos a produção do ghee 100% orgânico, alias biodinâmico, não temos a menor duvida de quem usar na cozinha. Geralmente usamos a manteiga para comer crua e o ghee para cozinhar.

Cozinhe os inhames inteiros com casca e tudo numa panela com água. Quando estiverem macios tire do fogo e deixe esfriar. Já frios descasque e corte em fatias da espessura de um dedo. Coloque um pouco de ghee em uma frigideira e comece a passar as fatias de inhame, elas não devem se sobrepor. Quando estão douradas de um lado vire, tomando cuidado para que não quebrem. Por ultimo acrescente o sal.

Simples, mas incrivelmente delicioso.

Teresa