dacozinha

receitas que a gente testou e aprovou

salada de grãos de trigo com erva doce, mexerica e queijo fresco

o trigo em grãos foi uma maravilhosa descoberta para nós.
esses grãos são super versáteis, cheios de vitaminas e fibras, e têm uma textura firme mas também um pouco gomosa. são o complemento perfeito para enriquecer qualquer salada. s são eles mesmos a salada perfeita!
por isso, é legal (e prático) cozinhar uma boa quantidade no início da semana e ir usando, todo dia, em combinações diferentes.
esta aqui é uma delícia!
para cozinhar o trigo em grãos:
você pode deixar de molho de um dia para o outro, mas isso não é estritamente necessário. a diferença no tempo de cozimento é de uns dez minutos.
se sem deixar de molho você cozinha por uma hora, deixando de molho você vai ter seus grãos prontos em cerca de 50 minutos.
uma opção muito legal é torrar os grãos antes de cozinhá-los. no forno, por dez minutos, a 150 graus. eles ficam mais digeríveis e com um saborzinho acastanhado…. hummm!
o cozimento é simples, apesar de demorado. é só cobrir com bastante água e deixar a panela o fogo. no final, quando estiverem tenros, você escorre.
aqui entra mais uma boa dica: é legal temperar os seus grãos assim que ficarem prontos, ainda quentes.
você pode optar só por azeite (bastante!) e sal, ou acrescentar também cebola em cubinhos bem pequenos e ervas (que é como nós gostamos mais). o tempero penetra nos grãos recém-saídos do fogão e você pode guardá-los assim na geladeira, temperados, para a semana.
neste caso, usamos, além da cebola picadinha, salsinha e coentro. além de uma pitada de vinagre balsâmico, para dar uma azedinho.
para a salada:
o resto é simples.
você corta a erva doce em rodelas, limpa a mexerica e corta (ou rasga com as mãos) em pedaços pequenos e mistura com os grãos já temperados. (lembre-se de que nesta salada a cebola é importante!)
depois, é só acrescentar mais azeite e sal, a gosto.
e, para finalizar, o queijo fresco do Euler, temperado com um salzinho, em pedaços.
pronto!
você serve com uma boa salada verde e tem um almoço completo.
outras boas dicas são acrescentar nozes ou amêndoas ou castanhas torradas.
e que tal uma batata doce assada, em cubinhos bem pequenos (temperada com azeite, sal e canela, por exemplo)?
ou então pimentões coloridos, tomates, pepino e/ou qualquer outro legume bem crocante….
você inventa 😉

ingredientes relacionadas