DOMUNDO

paradoxo: leite integral emagrece

Texto de Allison Aubrey, publicado no The Salt

eu preciso admitir, eu me derreto todo ante a cremosidade de um iogurte com gordura integral. é uma indulgência à qual somos conclamados a resistir. e eu tento. (roubar uma colherada da comida infantil de minha filha não conta, não é?)

o motivo pelo qual nos aconselham a limitar a gordura dos laticínios parece meio direto. as calorias em excesso contidas na gordura fazem mal às nossas formas – é o que se diz.

mas, e se a gordura dos laticínios não for o demônio no qual somos levados a acreditar?  pesquisas contemporâneas sugerem que deveríamos lançar um novo olhar sobre esta teoria.

considere os achados de dois estudos recentes que concluem que o consumo de laticínios com gordura integral estão relacionados à redução da gordura corporal. em um artigo publicado por pesquisadores suecos no Jornal Escandinavo de Cuidados Primários com a Saúde (Scandinavian Journal of Primary Health Care), homens de meia-idade que consumiram leite, manteiga ou creme ricos em gordura tiveram uma tendência muito menor à obesidade em um período de doze anos, comparados a homens que nunca ou raramente ingeriam laticínios ricos em gordura.  sim, é isso mesmo. os usuários de manteiga e de leite integral foram mais felizes em permanecer em seu peso.

“eu diria que é contra intuitivo”, diz Greg Miller, vice-presidente executivo do Conselho Nacional de Laticínios.

o segundo estudo, publicado no Jornal Europeu de Nutrição (European Journal of Nutrition), é uma meta-análise de 16 estudos observacionais. havia uma hipótese de que latícinios ricos em gordura contribuiriam para a obesidade e para o risco de doenças cardíacas, mas os pesquisadores concluíram que, na maioria dos estudos, os laticínios ricos em gordura a um risco menor de obesidade.

não está clara a explicação para este fenômeno. muitas pessoas apontam para o fator saciedade. os níveis mais altos de gordura dos laticínios integrais nos fazem sentir-nos satisfeitos mas rapidamente. como resultado, dizem estas pessoas, nós comeríamos menos.

ou a explicação poderia ser mais complexa. “devem existir no leite substâncias bioativas, que poderiam alterar nosso metabolismo de maneira a ajudar-nos a usar a gordura e queimá-la para produzir energia, ao invés de armazená-la em nossos corpos,” diz Miller.

qualquer que seja o mecanismo, a associação entre o nível mais alto de gordura nos laticínios e um peso corporal menor parece acontecer também em crianças. um estudo com crianças publicado nos Arquivos de Doenças Infantis (Archives of Diseases in Childhood), uma publicação irmã do Jornal Britânico de Medicina (British Medical Journal), concluiu que o leite desnatado está associado a maior ganho de peso ao longo do tempo.

“nós ficamos bem surpresos”, o autor do estudo, Mark DeBoer, um pediatra da Universidade da Virgínia, nos contou. então, onde permanecemos nós, os “Maria-vai-com-as-outras”, que concordamos com os ensinamentos de que o leite desnatado é melhor?

bem, as opiniões divergem. as recomendações que levaram ao “boom” dos laticínios desnatados nasceram, parcialmente, de nossas preocupações sobre colesterol. os laticínios integrais são relativamente ricos em gordura saturada. e a ingestão de muita gordura pode aumentar o risco de uma doença cardíaca. então, alguns especialistas concordariam que que adultos com colesterol alto deveriam continuar a reduzir a gordura nos laticínios.

mas está também ficando claro que existem benefícios nos laticínios integrais também, pelo menos para alguns consumidores. conforme relatamos, juntamente com a associação com o (baixo) peso corporal, o leite orgânico contém os benéficos ácidos graxos ômega-3.

não está bem claro se mais pessoas estão optando por produtos de leite integral. “apesar de os desnatados e os de baixa caloria ainda dominarem as vendas de laticínios, a área orgânica está experimentando um pequeno aumento nas vendas de laticínios integrais. “nós finalmente, nos últimos anos, estamos vislumbrando uma tendência para os laticínios integrais”, diz George Stanton, presidente do Organic Valley. as vendas de leite integral de sua companhia aumentaram 10%, ele diz. e as vendas de leite desnatado diminuíram. inclusive, está acontecendo um “boom” nas vendas de manteiga.

então, continue sintonizado. apesar da novidade nos parecer boa demais para ser verdade, os pesquisadores continuam a investigar como a gordura dos laticínios pode ajudar as pessoas a controlar seu peso.

 

tradução de Pedro Cardoso Neto